Sites Grátis no Comunidades.net Criar um Site Grátis Fantástico
Votação
Qual reivindicação seria prioridade?
Plano de Carreira
Plano de Saúde
Ticket reajustado
Previdência Privada
Outros
Ver Resultados




ONLINE
1





Partilhe esta Página



 

       

 


HOMENAGENS
HOMENAGENS

 Mulher O espaço da mulher onde ela quiser! 

 

O dia 08 de março é dedicado à comemoração do Dia Internacional da Mulher, data não apenas festiva, mas também e principalmente de luta contra a opressão, a violência que persiste e a desigualdade de gênero do nosso cotidiano, que exige ainda muitas conquistas até chegarmos ao objetivo da igualdade entre homens e mulheres. 

 

Mesmo estando em pleno século XXI,  nossa sociedade insiste em manter o modelo da divisão sexual no trabalho, que imputa às mulheres a prioridade do serviço e dos cuidados domésticos, o que as transforma em mão de obra barata para o mercado de trabalho. Muitas,  pelas responsabilidades que têm com a casa e a manutenção da família, são obrigadas a abrir mão de uma vida profissional, perdendo a autonomia financeira, e ficando mais vulneráveis à violência.

 

As lutas que as mulheres enfrentam cotidianamente para superar as desigualdades de gênero envolvem, em diferentes momentos da história e contextos sociais, dramas, tragédias e resistências na família, na escola, no trabalho, na comunidade, no partido, no sindicato. A conquista pela equidade de gênero precisa ocupar os diferentes espaços e dimensões da vida.  

 

O ingresso da mulher no mercado de trabalho é transformação estrutural na composição da força de trabalho e é responsável por criar ambiente favorável para outras mudanças na situação da desigualdade de oportunidades.  

 

O emprego e a renda são dois componentes que criam condições para que as mulheres se libertem das incontáveis situações de opressão e humilhação que vivem na relação com os homens, o que lhes têm acarretado ônus dos cuidados dos filhos e, maior parte das vezes, dos idosos. O rendimento das mulheres tem crescente participação na renda familiar. 

 

Sabemos que para superar de fato a violência contra a mulher, são necessárias políticas estruturais que alterem o status da mulher na sociedade e políticas públicas de apoio e prevenção à violência. Como e importante que universalizem o direto de acesso às creches, à educação infantil, básica e média, todos em tempo integral.  

 

Antes de iniciar carreira na MGS as mulheres se deparam com a situação constrangedora, da  escolhas de  cargos para realização do concurso público e delimitado em edital por diferença de gênero em todos os níveis da empresa MGS. 

 

É tarefa essencial de todos a busca por uma sociedade em que haja liberdade e igualdade e justiça. Por  isso nós, da Associação dos Empregados Públicos Estaduais da MGS (ASSEPEMGS), sabendo que a empresa Minas Gerais Serviço S.A (MGS), possui na maior parte do seu quadro de empregados as mulheres, acreditamos que a luta é constante e o Dia da Mulher tem sido uma data de reafirmação da importância do seu papel na sociedade. Acreditamos na luta diária, combatendo o assédio moral e sexual das frentes de trabalho, na valorização da mulher, na equidade salarial e em todas as bandeiras levantadas pelo movimento feministas.